quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sobrevivendo à Trilha

O 5º ano escolheu como temática de estudo a Sobrevivência. Para entender como sobrevivem animais e plantas em meio a mata fechada e próximos  do Arroio Morada do Sol, que por alí passa contaminado por esgoto e resquícios de lixo deixado por humanos e trazido pelo próprio arroio, a turma fez uma trilha que partiu da divisa entre Ivoti e o município de Lindolfo Collor, às margens do Arroio anteriormente mencionado.
Ao longo da trilha guiada pelos responsáveis pelo CEAMI, Fábio e Suzana, os alunos observaram espaços com ar e água ainda puros, percebido pela presença de líquem nos caules da árvores, pegadas de animais como o mão pelada e sons de pássaros que habitam o local. Mas a presença de lixo espalhado chamou atenção de todos e gerou preocupação com a sobrevivência de peixes e de todas as espécies que se alimentam por ali.
No CEAMI, a turma montou um terrário em garrafa PET, composto por terra preta, algumas mudinhas de samambaia e animais encontrados na terra como minhocas, formigas, centopeias e cascudinho de jardim. Nesse terrário é possível observar o processo de produção de alimentos das plantas através da fotossíntese, assim como a sobrevivência delas e dos animais ali deixados.

Todos aprenderam muito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling