terça-feira, 14 de julho de 2015

Tabuleiro de Xadrez gigante:
Uma forma prazerosa de interagir e pensar jogadas em grupo

“O Xadrez é muita ciência para ser jogo,
 e muito jogo para ser ciência.”
Montaigne

Com a implantação do turno integral na escola surgiu a possibilidade de oferecer aulas de Xadrez, com o objetivo de envolver os alunos em uma atividade lúdica, de possibilidades infinitas, desenvolvendo raciocínio lógico, estratégia, memória, planejamento, respeito ao outro, criatividade, noções de direção, paciência, autocontrole, disciplina, cálculo, atenção... objetivos estes necessários à formação do sujeito que desejamos na sociedade atual. Estudos mostram que, por ser um jogo de tantas possibilidades, favorece e estimula a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.
Assim como na vida em sociedade, o jogo de xadrez também nos convida a pensar em formas de solucionar o problema, a hora certa de recuar, de ir em frente, de contornar as situações, nos convoca a definir metas para ter sucesso, comparar jogadas e refletir sobre elas, considerar a possibilidade de ser derrotado, analisar a situação e buscar saídas. Ao final do jogo, é possível avaliar jogadas, considerar os erros e os acertos, repensar as próprias jogadas, bem como a dos adversários. Enfim, é uma riquíssima ferramenta de aprendizagem na qual percebe-se o envolvimento dos alunos de forma intensa e prazerosa.
Para ampliar as possibilidades de jogadas dos alunos enxadristas, mostrar diferentes formas de raciocínio, possibilitar decisões coletivas com mais visibilidade e clareza, resolvemos confeccionar um tabuleiro gigante, no qual o jogo pode ser realizado coletivamente, em diferentes formas de organização (duplas, quartetos, grupos).
Para a confecção do mesmo, utilizamos de materiais a nossa disposição: folhas de desenho, garrafas pet, TNT, tinta, areia e E.V.A., sendo que os alunos tiveram uma participação ativa na construção do jogo.
Chegado o dia para explorar o tabuleiro, após tanta expectativa, não poderia ser diferente: era visível a ansiedade pela vez de jogar. Os muitos diálogos e palpites nas jogadas dos colegas, a empolgação, um pouco de nervosismo, xingamentos (mediados pelos professores), comemorações, ... Enfim, encontramos neste jogo, uma rica ferramenta de aprendizagens e socialização.

Seguem as fotos que ilustram o tabuleiro e a inauguração do material.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling