Tabuleiro de Xadrez
gigante:
Uma forma prazerosa de
interagir e pensar jogadas em grupo
“O Xadrez é muita ciência para ser jogo,
e muito jogo
para ser ciência.”
Montaigne
Com a implantação do turno integral na
escola surgiu a possibilidade de oferecer aulas de Xadrez, com o objetivo de
envolver os alunos em uma atividade lúdica, de possibilidades infinitas,
desenvolvendo raciocínio lógico, estratégia, memória, planejamento, respeito ao
outro, criatividade, noções de direção, paciência, autocontrole, disciplina, cálculo,
atenção... objetivos estes necessários à formação do sujeito que desejamos na
sociedade atual. Estudos mostram que, por ser um jogo de tantas possibilidades,
favorece e estimula a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.
Assim como na vida em sociedade, o
jogo de xadrez também nos convida a pensar em formas de solucionar o problema, a
hora certa de recuar, de ir em frente, de contornar as situações, nos convoca a
definir metas para ter sucesso, comparar jogadas e refletir sobre elas,
considerar a possibilidade de ser derrotado, analisar a situação e buscar
saídas. Ao final do jogo, é possível avaliar jogadas, considerar os erros e os
acertos, repensar as próprias jogadas, bem como a dos adversários. Enfim, é uma
riquíssima ferramenta de aprendizagem na qual percebe-se o envolvimento dos
alunos de forma intensa e prazerosa.
Para ampliar as possibilidades de
jogadas dos alunos enxadristas, mostrar diferentes formas de raciocínio,
possibilitar decisões coletivas com mais visibilidade e clareza, resolvemos
confeccionar um tabuleiro gigante, no qual o jogo pode ser realizado
coletivamente, em diferentes formas de organização (duplas, quartetos, grupos).
Para a confecção do mesmo, utilizamos
de materiais a nossa disposição: folhas de desenho, garrafas pet, TNT, tinta,
areia e E.V.A., sendo que os alunos tiveram uma participação ativa na
construção do jogo.
Chegado o dia para explorar o
tabuleiro, após tanta expectativa, não poderia ser diferente: era visível a
ansiedade pela vez de jogar. Os muitos diálogos e palpites nas jogadas dos
colegas, a empolgação, um pouco de nervosismo, xingamentos (mediados pelos
professores), comemorações, ... Enfim, encontramos neste jogo, uma rica
ferramenta de aprendizagens e socialização.
Seguem as fotos que ilustram o
tabuleiro e a inauguração do material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário