segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO SUBMARINO


A turma do Pré A e B está desenvolvendo o projeto “SUBMARINO”, que tem por objetivo trabalhar o fundo do mar. Esse tema foi eleito a partir do diálogo abaixo:
ARIELE: Profe, eu fiz uma sopa deliciosa. Tu gosta de sopa?
PROFE: Eu adoro sopa.
VITÓRIA: E de qual comida tu gosta mais?
PROFE: De camarão.
VITÓRIA: Camarão? O que é camarão?
PROFE: Alguém sabe o que é camarão?
CECÍLIA: Eu sei, eu sei!!
PROFE: Além da Cecília, alguém mais sabe o que é camarão? Maria, tu sabe o que é camarão?
MARIA: balançou a cabeça dizendo que não.
HEITOR: Eu sei. Camarão é uma massa com molho.
MAXCIWEL: É isso aí. Camarão é uma massinha muito especial para as crianças crescerem.
CECÍLIA: Não é nada disso.
PROFE: Então pessoal, vamos todos sentar a qui na rodinha para fazer uma reunião e descobrir o que a Cecília tem para dizer sobre camarão. Conta pra nós Cecília, o que é camarão?
CECÍLIA: Camarão é uma coisa com casca e é laranja e tem um rabo afiado.
PROFE: Vocês conseguiram entender o que é um camarão?
TODOS (menos a Cecília): NÃÃÃOOO
PROFE: Cecília, mas isso dá em árvore?
CECÍLIA: Não né. Ele vive no mar.
TODOS: Ah, então é um peixe!!
CECÍLIA: Não.
JOÃO: É um polvo?
CECÍLIA: Não.
BERNARDO: Parece uma baleia?
CECÍLIA: Não é uma baleia porque é pequeno e tem perna. E é de comer!
HEITOR: Ah, então é peixe!
CECÍLIA (já sem paciência): Eu já disse que não é peixe!
BERNARDO: Então é um filhote de cobra pequeno?
YASMIM: Ou pode ser também um filhote de tubarão.
CECÍLIA: Não é tubarão, porque tubarão não tem perna e camarão tem.
JOÃO: Então é uma estrela do mar.
YASMIN: No mar também tem sereia.
CECÍLIA: No mar nem tem sereia de verdade.
VITÓRIA: Eu acho que a Cecília não enxerga direito!
HEITOR: Um dia eu vi uma sereia.
MAXCIWEL: Será que a gente vai ter que andar num supermarino para descobrir?
PROFE: Mas como a gente vai fazer para andar num submarino?
BERNARDO: A gente pode construir um.
PROFE:Vocês querem construir um submarino?
TODOS: SIIIIM!
PROFE: Maria, tu também quer construir um submarino?
MARIA: Sim.
PROFE: Mas será que a diretora vai deixar.
YASMIM: A gente pode perguntar para ela.
Heitor foi chamar a diretora que autorizou a construção do submarino. Mas disse também que ela tem alergia e não pode comer camarão.
PROFE:Mas como a gente vai construir um submarino? Quem pode ajudar?
CECÍLIA: Por que a gente não vai na casa do meu dindo e pega as madeiras e depois pega as ferramentas do meu pai e constrói?
PROFE:Mas como a gente vai?
CECÍLIA: Já sei: a gente pega o carro do namorado dela (Carla).
PROFE: Mas o carro é muito pequeno:
MAXCIWEL: Sem problema, então a gente pode pegar o carro do Jacó, porque ele tem uma Topic e lá cabe um monte de madeira.
VITÓRIA: Ou o pai do maxi pode levar.
HEITOR: Eu pensei que a gente podia construir um supermarino de ferro porque a madeira pode despedaçar.
VITÓRIA: E a gente nem decidiu a cor do supermarino.
BERNARDO: Podia ser cor de laranja.
VITÓRIA: Mas também podia ser amarelo e azul.
MAXCIWEL: Já sei, a gente podia pintar bem colorido, daí a gente não briga, porque eu sou do Grêmio e os outros podem ser do Inter.
MAXCIWEL: Profe, profe, meu pai, o pai da Vitória e o tio Andrios podem ajudar a fazer o supermarino porque eles sabem construir. Eles fizeram uma piscina lá em casa.
JOÃO: Eu tinha duas piscinas e o cachorro comeu as duas.
ARIELE: E ele morreu?
JOÃO: Ainda não.
HEITOR: Vamos pegar assas peças de madeira (blocos) e começar a construir.
VITÓRIA: Mas vai machucar um pouco porque precisa botar parafuso e tem que cuidar para não martelar o dedo.
E assim, muito empolgados, iniciaram a construção do “supermarino”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling