segunda-feira, 14 de abril de 2014

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


O trabalho por Projetos foi eleito como proposta metodológica que norteia as práticas escolares desta instituição. Sendo assim, acreditamos que não basta que o professor desenvolva projetos isolados com suas turmas, sem que a escola como um todo também utilize dessa possibilidade como caminho para a construção de conhecimento significativos e ampliação de vivências ricas de sentido. Diante disso, toda a comunidade escolar foi convidada a iniciar o ano a partir do projeto “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS”, que envolverá alunos, pais e profissionais.
Importante ressaltar que esse tema foi escolhido tendo em vista a importância da história de cada um, da instituição e também da comunidade local, já que a escola está localizada no berço da colonização da cidade. Além disso, dizem por aí que contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, os povos se reuniam ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar e também narrar acontecimentos. As pessoas assim reunidas, contavam e repetiam histórias, para guardar suas tradições e sua língua. Assim, transmitiam a história e o conhecimento acumulado pelas gerações, bem como as crenças, os mitos, os costumes e os valores a serem resguardados pela comunidade.
A ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Sobre isso, Garcia Marques já nos alertava “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda e como recorda para contá-la”. Como vocês podem perceber, não existe um jeito certo ou errado de se contar uma história, pois o enredo que damos é sempre imbuído do sentido que atribuímos a ela.
Então, queremos convidá-los a juntos escrevermos mais uma linda página, não somente no livro desta escola, mas também no livro desta comunidade, e, especialmente, no livro das nossas vidas e também daqueles que a nós serão confiados em 2014. 
Grupo de funcionários da escola
Contando histórias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling