segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - ENTENDA E PRESERVE

Patrimônio Cultural é o conjunto de bens materiais e práticas culturais que se destacam no ambiente urbano e nas manifestações populares por representarem heranças técnicas, estéticas e culturais de diferentes épocas e gerações. Para ser considerado patrimônio cultural, um bem não precisa ter valor mundial nem nacional. Às vezes, seu valor é reconhecido apenas por um grupo pequeno.
Parte importante de nossa identidade, o patrimônio cultural nos permite compreender passado e presente, bem como a dinâmica da sociedade em que vivemos. Conhecê-lo é, portanto, instrumento fundamental para refletir, criticar e compreender melhor o grupo social a que pertencemos e também para conhecer outras expressões culturais cujas semelhanças complementam e cujos contrastes dão forma à nossa cultura. Tais considerações nos levam a acreditar que a informação é a base para um democrático processo de conhecimento e apropriação do patrimônio. Daí a necessidade de levar às comunidades e, sobretudo, às novas gerações o maior número de dados possível sobre seus bens e os de outras localidades, dotando-as de instrumentos capazes de dar-lhes proteção efetiva.
Assim, tem – se como objetivo para o desenvolvimento desse projeto, que a turma do 4º ano compreenda o patrimônio tangível e intangível como parte do processo histórico cultural e turístico do bairro, assim como sua necessidade de preservação e valorização. 
O trabalho inicia-se com a valorização do eu, da família, seguindo para o bairro, sua importância história e turística.
Professora Cíntia com a turma do 4º ano
Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling