Parte importante de nossa identidade, o patrimônio cultural nos permite compreender passado e presente, bem como a dinâmica da sociedade em que vivemos. Conhecê-lo é, portanto, instrumento fundamental para refletir, criticar e compreender melhor o grupo social a que pertencemos e também para conhecer outras expressões culturais cujas semelhanças complementam e cujos contrastes dão forma à nossa cultura. Tais considerações nos levam a acreditar que a informação é a base para um democrático processo de conhecimento e apropriação do patrimônio. Daí a necessidade de levar às comunidades e, sobretudo, às novas gerações o maior número de dados possível sobre seus bens e os de outras localidades, dotando-as de instrumentos capazes de dar-lhes proteção efetiva.
Assim, tem – se como objetivo para o desenvolvimento desse projeto, que a turma do 4º ano compreenda o patrimônio tangível e intangível como parte do processo histórico cultural e turístico do bairro, assim como sua necessidade de preservação e valorização.
O trabalho inicia-se com
a valorização do eu, da família, seguindo para o bairro, sua
importância história e turística.
Professora Cíntia com a turma do 4º ano |
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