sexta-feira, 17 de abril de 2015

Visita à Suzuki Recicladora

                                      
  

       A escola vem se engajando, desde 2014, no projeto desenvolvido pela Suzuki Recicladora, o qual tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre o uso e destino corretos para as sacolas plásticas pós-consumo, evitando que sejam enviadas para aterros sanitários. A proposta do projeto é que a escola colete sacolas plásticas, pesando-as e encaminhem as mesmas ao supermercado. A quantidade de sacolas coletadas é trocada por mobiliário plástico. 
Nossa Escola firmou uma parceria bem significativa com a empresa, que vem nos apoiando no Projeto Escola da Flor, através da doação de materiais para a realização de canteiros e organização da estufa. Percebendo o envolvimento dos educandos com a coleta do material, como forma de tornar a campanha mais significativa e a parceria ainda mais concreta aos olhos dos nossos alunos, achamos importante realizarmos a visitação à recicladora.
            Sabemos que as crianças são de natureza curiosa e existiam algumas questões a respeito do processo do plástico que não estavam claras para elas. Algumas das questões que surgiram foram: “de que forma aquele plástico que nós descartamos pode tornar-se um material tão forte, resistente, duro?”, “Será que é colocado cimento ou é simplesmente plástico?” e ainda “ Se a sacola é leve, como o banco é tão pesado?”.
             Para responder a estas perguntas e mostrar a importância de dar o destino certo ao lixo que produzimos, no dia 31 de março, realizamos a visitação. Fomos recebidos por um profissional que já trabalha há muitos anos na empresa, que fez uma breve explicação sobre o que acontece com o lixo que não tem o destino certo, e de que forma podemos fazê-lo corretamente. Após, passamos por todos os processos de produção da madeira plástica, desde a entrada do plástico que enviamos para a empresa, sendo triturado, granulado, condensado e moldado, para posteriormente ser cortado e moldado da forma desejada.

            Além do processo da madeira plástica, também conhecemos o plástico verde, que tem como matéria prima principal a cana de açúcar, o que deixou os alunos bem intrigados. Porém não foi possível conhecer o processo de produção, que ocorre em outro espaço.
            Aproveitamos a oportunidade para agradecer a empresa pela parceria e por ter dedicado tempo a nossa escola, permitindo a nossa entrada e recebendo-nos de forma tão acolhedora.
            






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling