quarta-feira, 15 de abril de 2015

Formação Continuada de Professores
 

-Programa A União faz a Vida-

        Dando continuidade a formação de professores, dentro do programa A União faz a Vida, no dia 09 de abril de 2014 os educadores da EMEF Guilhermina Mertins tiveram um encontro para aprofundarem os conceitos do programa, no que tange a metodologia de projetos. O encontro foi coordenado pela professora Silvane Lehenbauer, que  trouxe valiosas contribuições, mas também reflexões e questionamentos pertinentes. Além disso, o encontro possibilitou a socialização dos projetos que vem sendo desenvolvido na nossa escola, que foram reconhecidos pela professora formadora.
        Há algum tempo nossa escola elegeu a metodologia de projetos como propulsora de conhecimentos significativos aos nossos alunos. Ao buscar um aluno mais participativo, com um olhar investigativo, que se questiona sobre as questões e não as aceita passivamente, encontramos na metodologia de projetos uma forte aliada.
        Dentre os projetos que estão sendo desenvolvidos nas turmas atualmente, citamos:

Pré A e B (turma multiseriada): Projeto: “Comer faz crescer?”
        Diante das dificuldades frequentes que a turma vinha manifestando em relação à alimentação, especialmente durante o almoço, considerando que este ano estamos implantando o turno integral, o grupo de professores pensou ser urgente trabalharmos esse assunto com as crianças. Além disso, esse assunto estava elencado na lista de conteúdos programáticos a serem desenvolvidos durante o ano. Os alunos estão muito envolvidos com as diferentes propostas lançadas, sendo que já estamos percebendo pequenas mudanças de hábitos na hora de servirem o almoço, o que comprova o sucesso da iniciativa.

1º e 2º anos (turma multiseriada): Projeto: “Àgua: por que vai faltar?”
        Este projeto surgiu a partir da preocupação das crianças diante das constantes reportagens televisivas, que mostravam o problema da falta de água em São Paulo. A partir disso, começaram a se questionar sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta.

3º ano: Projeto “Tudo tem história”
        Partindo das curiosidades que os alunos demonstraram sobre os dinossauros, e sobre a necessidade colocada no currículo, de que esta etapa de ensino deveria estudar sobre o bairro, e considerando que o bairro em que está localizada a escola, é justamente um referencial histórico do município, pensou-se em elaborar um projeto que falasse justamente de que tudo tem uma história.  Assim, o projeto iniciou falando dos primórdios na vida na terra, e chegou na colonização da cidade de Ivoti, em que o nosso bairro teve importante participação. A história de vida de cada aluno também foi considerada no projeto.

4ª ano: Projeto “Diga ahhh!”
        Curiosos por saber sobre o funcionamento de uma máquina de ressonância magnética, ou seja, sobre como uma máquina pode obter informações sobre o que existe abaixo da camada da pele, a turma elaborou um projeto que contemplasse os conceitos envolvidos, como magnetismo e ressonância. Além de fomentar a curiosidade científica, o projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de hábitos de vida saudável. Muitas experiências estão sendo realizadas para dar um pouco de concretude à conceitos tão abstratos. O envolvimento dos alunos, não só da turma, mas de toda a escola, no desenvolvimento do projeto, dá mostras do sucesso do mesmo.

5º ano: Projeto “Eu sou gaúcho”
        Considerando a importância dos alunos conhecerem a sua cultura, e também observando que esta etapa de ensino elege o Rio Grande do Sul como foco de trabalho, a turma fez uma expedição investigativa ao CTG (Centro de  Tradições Gaúchas) do município, para responder a seguinte questão: O que significa ser gaúcho?
        Esta experiência foi muito significativa, pois além de conhecerem o espaço, conversaram com a 1ª Prenda do Município, e ainda andaram a cavalo. Ao retornarem para a escola, socializaram suas aprendizagens e elencaram novos pontos de interrogação que o projeto poderia responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling