sexta-feira, 17 de abril de 2015

Projeto Escola da Flor: Semeando futuro




Percebendo a necessidade de sombra no campinho de futebol da escola, e a importância de termos uma postura consciente diante dos problemas ambientais que nos cercam, sendo este um dos objetivos do Projeto Escola da Flor, decidimos pelo plantio de mudas de árvores, como forma de resolver esse problema. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com o CEAMI (Centro de Educação Ambiental do Município de Ivoti), representado pelo Engenheiro Agrônomo Fábio Sato e a Professora Licenciada em Biologia Suzana Barbosa. Foram plantadas cinco mudas de quatro espécies diferentes, sendo três frutíferas (ingazeiro, goiabeira e pitangueira) e duas sibipiruna.
            O plantio aconteceu no dia 07 de abril, com a participação de dois grupos, atingindo os alunos do 2º ao 5º ano. Todos se envolveram de alguma forma: medindo a distância entre uma árvore e outra, cavoucando o buraco, preparando a muda, enriquecendo a terra com adubo, regando, sempre sob a orientação da professora do Projeto Escola da Flor, Gisele Berner, e dos profissionais do CEAMI.
          Mesmo sabendo que este é um trabalho que vai trazer resultados após anos, nos quais os alunos já estarão em outros espaços, percebemos a necessidade de agirmos hoje, para que num futuro próximo a comunidade possa desfrutar desta sombra. Da mesma maneira, se não cuidarmos do nosso espaço de forma consciente, nossos sucessores também não poderão usufruir dele com a qualidade que usufruímos hoje.  
          É papel da escola formar cidadãos conscientes e sensíveis, que valorizem o meio em que vivem, preocupando-se também com as futuras gerações, que serão atingidas pelos nossos atos, de forma positiva ou negativa, nos cabendo assim escolher a direção que desejamos dar.
           Queremos também agradecer aos parceiros da nossa escola, a equipe do CEAMI, que tornaram esse momento possível, e também em outros momentos, colocaram-se a disposição e ajudaram naquilo que puderam, reforçando o convite para que nos visitem sempre que possível.



                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling