terça-feira, 24 de março de 2015

Sou gaúcho, o que significa isso?


Essa é a pergunta que motivou a expedição investigativa da turma do 5º ano ao CTG Estância do Cotiporã, na manhã de 09 de março, acompanhados pela professora Cíntia Dhein. O desafio foi de encontrar palavras ou imagens que pudessem responder essa pergunta. Recebidos pela prenda Ana Emília e pelo senhor Afonso, a turma teve uma rápida aula sobre a história dos CTGs, o funcionamento do CTG visitado e também puderam dar uma volta montados no cavalo Juninho.
A empolgação da turma com a visita, agitou a conversa na sala de aula sobre quais palavras ou imagens que registraram durante aquela 1h30min. Cavalo, tiro de laço, rodeio foram as primeiras a serem citadas. Missões jesuítas, tropeiros, chama crioula apareceram acompanhadas de um ponto de interrogação, ou seja, ouviram na fala da prenda, mas não compreenderam ao certo o significado delas. Assim, cada uma das palavras foi desdobrada em conteúdos a serem estudos para entender melhor o que significa ser gaúcho. Ao longo desse primeiro trimestre a turma mergulhará na história do Rio Grande do Sul, com seu folclore e tradições a fim de responder a questão que norteia esse estudo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling