terça-feira, 24 de março de 2015

            Luz, câmera, ação... o projeto Vidas na Tela está em cena!

   
            Considerando que a sétima arte é um poderoso dispositivo para fazer pensar questões importantes acerca da vida como um todo, e que cada vez mais os educadores precisam estar sensíveis às questões que se apresentam na contemporaneidade, a EMEF Guilhermina Mertins criou o Projeto Vidas na Tela. Este projeto consiste em utilizar filmes, com a finalidade de ampliar a visão de mundo e sensibilizar os educadores a respeito de questões que surgem no cotidiano da escola, mas sem reduzir as temáticas à questão educacional. A escola é um lugar de encontro, de desencontros, de sonhos, de dor, enfim, é nesta instituição que nossos pequenos passam a maior parte do dia, considerando que está sendo consolidada a modalidade de turno integral, e é nesse espaço que a vida acontece.
            Ficar atentos à pluralidade de sentimentos e formas de expressão que habitam a escola, ampliando os horizontes dos profissionais que interagem com as crianças, e desenvolvendo neles ferramentas para melhor lidar com as situações que se apresentam, é o objetivo dessa proposta, sendo que o cinema será utilizado como dispositivo para atingir esse propósito.
            O projeto acontecerá bimestralmente, e utilizará o horário da reunião pedagógica e do planejamento coletivo dos professores. O diferencial dessa ideia é de permitir que os educadores possam escolher entre participar ou não desses encontros, podendo optar por realizar outra atividade docente nesse momento, de acordo com sua necessidade, se assim desejar. A não obrigatoriedade em participar desse projeto dá a possibilidade do educador gerenciar o seu tempo e por consequência se corresponsabilizar pela sua formação. Esse exercício de auto-gestão também é oportunizado aos alunos, em determinados momentos da semana, sendo este um importante objetivo do nosso trabalho em 2015. Estender essa oportunidade aos educadores é condição básica para que estes também consigam experienciar essa possibilidade.     
            Os filmes serão escolhidos coletivamente, sendo que todos os setores da escola serão convidados a participar deste projeto, considerando que, na escola, independente da função que se ocupe, todos exercem a função de educadores. O primeiro filme a ser assistido será O Pequeno Nicolau, que aborda a questão do imaginário infantil.


            Equipe Diretiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling