quinta-feira, 7 de abril de 2016

Arte: Releitura da obra “Pandorgas” de Maurício Weber

            Desafiada a ministrar as aulas de Arte na escola, me questionei diversas vezes de que forma iniciaria este trabalho com as turmas da Pré-escola ao 5º ano. A fala da secretária de Educação no encontro de abertura do ano letivo, nos convidava a olhar a educação como um desafio de lançar nossos educandos para novos voos, em busca de seus sonhos. Para tanto, utilizou da metáfora da pipa, através da Obra de Arte do artista Maurício Antônio Weber, utilizada para compor a capa da agenda do município. Assim como quem conduz o fio da pipa, temos que ter a sensibilidade de conduzir nossas crianças, saindo do raso, lançando-as ao alto, mas com cuidado, com estratégia, para que tenham um voo seguro. Pensando sobre isso, optei por sensibilizar os alunos a refletirem sobre a obra e a sua metáfora, podendo também conhecer um pouco mais do artista, uma vez que é um morador da nossa cidade, mostrando assim, que o artista não é alguém que está longe de nós, inatingível, como as crianças imaginam.
            Iniciamos o trabalho através da observação da obra, elencando os elementos visíveis, na qual os alunos apontaram para a situação do surfista, que guiava a pipa e também era guiado por ela, percebendo o quão difícil poderia ser isso. Aproveitei a observação e lancei a metáfora, transpondo-a para o nosso lugar de aprendizes e ensinantes. Assim como o surfista guia também é conduzido pela pipa, o que exige um cuidado e um esforço da parte do mesmo, tanto para manter a pipa no alto, quanto para se manter em pé. Da mesma forma nós em qualquer situação da nossa vida, podemos conduzir as coisas, viver as experiências com o cuidado de não cair, mas também não deixar que o outro caia.
            Após a reflexão realizamos as releituras da obra, de diferentes formas. A turma do pré realizou uma obra coletiva, com uso de giz derretido, tinta guache, colagens, bolinhas de crepom, E.V.A. e raspas de lápis apontado.  As turmas do 1º, 2º e 3º ano fizeram individual em folha A3, com uso de tinta guache, cola colorida, dobradura, recorte de revistas, barbante e crepom. E as turmas do 4º e 5º ano realizaram em duplas, com mosaico de E.V.A. recortado em cubinhos.
            Ao terminar a obra conhecemos um pouco sobre o autor e outras obras que fazem parte da mesma Série Pipas, dentre as quais cada turma escolheu uma para fazer a releitura em formas geométricas.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling