terça-feira, 29 de março de 2016

Expedição investigativa sobre as profissões

            Dia 22 de março pela manhã os alunos do 2º e 3º anos, acompanhados pelas professoras Jaquelini Schnorr Rodrigues e Gisele Berner, fizeram uma expedição da escola até o centro à procura de profissões. Munidos de prancheta, lápis e borracha, os alunos foram fotografando, anotando e conversando com os profissionais que encontravam pelo caminho.
        Após investigar e sanar dúvidas que foram surgindo ao longo do trajeto, os alunos voltaram para a escola e discutiram sobre o que viram e o que descobriram. Muitas foram as falas, como:

“Existe mais de um tipo de motoristas. Tem motorista de ônibus, de ambulância, de patrola, de caminhão...”
“Em um mesmo lugar existe um monte de profissão.”
“Para um lugar funcionar precisa de um monte de profissionais diferentes.”
“No centro tem muito mais profissões do que perto da nossa escola.”

Segue abaixo registros da manhã:









































Integração da família e escola

        No dia 09 de março, pela manhã, escola e famílias se reuniram no Campo do Miguel Medtler para realizar uma integração entre ambas.
        Nesse dia, alunos, pais, professores, equipe diretiva, funcionários e demais familiares puderam brincar, se divertir e aprender juntos.
         A manhã iniciou com brincadeiras dirigidas pela coordenadora Carla e pelo professor Rafael. Após o término destas, foi realizada uma conversa em que todos puderam refletir da importância de família e escola caminharem juntos para que os alunos possam aprender de forma tranquila, prazerosa e plena. Em seguida, foi realizado um lanche coletivo com os comes que as famílias e escola levaram, e juntamente com este momento descontraído, acompanhado com um bom chimarrão, os pais puderam conversar e conhecer melhor os professores de seus filhos.
         Segue abaixo fotos deste dia maravilhoso:


Chegada das famílias:



















Brincadeira do pega morcego:








Vôlei de lençol:













Coelhinho sai da toca:









          

domingo, 20 de março de 2016

De que cor é o vento?





“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”.
                                                                                   Aristóteles
            Esta foi a primeira pergunta lançada aos alunos das turmas do Pré A e B e do 1°Ano como forma de instigá-los para a aula de Curiosidades, que agora está fazendo parte do currículo destas turmas.
            Como resposta à questão, as crianças trouxeram hipóteses, seus conhecimentos prévios e também outras dúvidas que perceberam ter sobre este assunto. A procura por respostas foi feita através de atividades com balão, bolhas de sabão e bolhas gigantes, onde eles puderam se tornar caçadores de vento.
            A partir destas atividades, os alunos já trouxeram novos assuntos a serem estudados, investigados, dando continuidade à proposta da escola de estarem percebendo esta aula como um momento de poderem alimentar sua curiosidade e desvendar as dúvidas  que lhes surgem no dia a dia.

quinta-feira, 17 de março de 2016







Quando assistimos este vídeo, algumas ideias e concepções podem se desestabilizar. O vídeo reedita algumas cenas cotidianas que passam despercebidas, mas que são carregadas de sentidos que constituem a realidade e, muitas vezes, os discursos de opressão de gênero, raça e sexualidade.

A proposta do vídeo é desnaturalizar concepções de identidade e gênero, desconstruí-las e também (re)significá-las, possibilitando novos sentidos para a existência dos sujeitos em sua singularidade e na estruturação social. Este exercício é importante para a prática da psicologia na educação e evidencia o comprometimento ético-político desta profissão! Em interface com o campo da educação, não deve-se reduzir a prática psi à escolaridade, pois os territórios educativos transcendem o espaço escolar. A mídia, por exemplo, também desenvolve um papel fundamental na educação contemporânea. Cabe a psicologia se propor a pensar “junto”, “com” e “sobre” estes dispositivos educacionais para que as intervenções voltadas para o campo da educação não se limitem a existência do sujeito-aluno e sim de um sujeito múltiplo:

 

“Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. 
E examinai, sobretudo, o que parece habitual. 
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.”

(Bertolt Brecht)

 

 

sexta-feira, 11 de março de 2016

Primeiro encontro entre escola e pais



"Não basta ser informado, mais do que isso, é preciso ser bem informado e interpretar tudo o que chega até você a fim de que consiga transformar informação, verdadeiramente, no que mais importa e vai estar presente para o resto da sua vida, conhecimento."

(Ricardo Alexandre
)

        No dia 25 de fevereiro, nas dependências da escola, ocorreram as primeiras reuniões com a comunidade escolar. Primeiramente, o CPM e Conselho Escolar se reuniram, onde foram traçadas metas para 2016. Após esse encontro, tivemos a Assembleia Geral com todos os pais, e logo em seguida ocorreram as reuniões de pais com as professoras titulares das turmas de Pré A ao 5º Ano. Foi uma ocasião muito proveitosa, em que as famílias puderam conhecer os profissionais, receber orientações do funcionamento da escola e esclarecer dúvidas.

        Abaixo, algumas fotos desses encontros:


              Reunião com comunidade escolar - Kizoa Online Movie Maker
Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling